Pesquisa

A influência negativa da Internet sobre os jovens

André Felipe André Felipe, 30 de maio de 2008.

O caderno "Ilustrada" do jornal Folha de S. Paulo publicou, quarta-feira, um artigo sobre o livro The Dumbest Generation ("A Geração Mais Estúpida", ainda sem tradução brasileira) do norte-americano Mark Baurlein, professor de inglês da Universidade de Emory.

O livro abordado pelo texto do periódico faz críticas atrozes ao conteúdo acessado na Internet pela sua essência fútil e a influência negativa no intelecto dos jovens.

Menina usando computador
Você se importa com o que seus filhos lêem na Internet?

Ora, a Grande Rede está repleta de informações úteis e de conteúdo acadêmico. Destarte, como pode ser tão nociva às mentes dos adolescentes? A resposta dada pelo autor é direta: "A realidade das práticas na WEB é só o que poderíamos esperar: expressões adolescentes e recreações adolescentes".

Apesar das críticas, muitas vezes agressivas, que as conclusões de Baurbelin vêm recebendo pela imprensa e pelos internautas, para mim seus argumentos são completamente válidos. Aliás, alguns são até óbvios. Confira e veja se não tenho razão:

  • "Desperdiçam seu tempo em sites como o Orkut"

    Muito embora haja possibilidade de acesso a muita informação, os jovens não têm habilidades intelectivas nem interesse por questões mundiais. Você, leitor, ousa se opor a essa informação? Os jovens, de fato, desperdiçam seu tempo em sites como o orkut enquanto poderiam estar adquirindo conhecimentos e aprendendo assuntos maravilhosos, produtivos e que gerariam ainda mais sede pelo saber.
  • Pesquisas indicam que o público infanto-juvenil cada vez menos lê livros. Visto como eu sou - e muito provavelmente você que lê esta página também é – cidadão brasileiro, creio que não há muito a discutir sobre esse tema. Se os jovens brasileiros já não eram admiradores do hábito de ler boas obras impressas antes, agora o desprezam mais ainda.
  • "Quanto mais simples a linguagem, mais os leitores acessam as páginas."

    - Mark Bauerlein
    Há apenas uma leitura superficial na Internet, o que resulta numa dificuldade de absorção de informações, que posteriormente leva à diminuição progressiva das competências necessárias para se produzir textos com base em argumentos. Como não são capazes de armazenar informações, as crianças e jovens acessam a rede para obter material e passá-lo adiante, sem refletir nem tirar proveito dele.

Esses são meus comentários acerca dos argumentos fundamentais que o professor estadunidense usa em "The Dumbest Generation". Todos bastante sãos e convincentes para mim.

Quanto mais simples for a página, mas visitantes a acessam. Realmente, interesse não há em aprender assuntos que necessitam de raciocínio. O prazeroso, para essas pessoas, é navegar pelas vidas alheias no Orkut e sites similares e conversar (de forma muito primitiva) com outros zumbis virtuais com o uso de programas como o Live Messenger.

23 comentários:

  1. Hmm...
    I am so into a website like Orkut too... Friendster... Just look at my friendster profile...

    http://profile.friendster.com/wgnwhite

    But, it is a positive effect on me...
    I learn:
    1. How to design a website.
    2. Learn CSS.
    3. Monetizing my friendster profile too!

    Now that's a positive of social networking website...

    ResponderExcluir
  2. Oops sorry...
    My Friendster profile is here...

    http://www.friendster.com/wgnwhite

    ResponderExcluir
  3. Pangeran Wiguan, surely there are many positive aspects in social networks, but the point of "The Dumbest Generation" is that most people don't use them... they use only the "dumb" features of the WEB.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha...
    You're right...
    We must use it wisely...
    Even a porn website(If you think it negative) can be use to be a positive effect...

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com algumas coisas do texto, mas acho que alguns sites como o orkut não são um total disperdicio. É claro, que lá também tem suas coisa ruins, mas tambem é um meio de comunicacao, onde as pessoas podem colocar fotos, fazer amigos e se divertir. Tudo depende do modo de ver as coisas. O seu texto chama "A influência NEGATIVA da Internet sobre os jovens" outra ideia seria por uma coisa positiva ai também.

    ResponderExcluir
  6. Bom influência negativa da internet é :
    ☻ bate-papos
    ☻ orkut
    ☻ principalmente bate-papo da uol...q além de deixar menores entrarem em salas tem salas q nao são de sexo,e pessoas só falm sobre isso...eu tenho 11anos,e entrei em varias salas,peidram meu nome verdadeiro,a minha rua,qr dizer todo meu endereço,mais éclaro dei falsificado.
    bom...oq eu acho q é influência negativa da internet...é bate-papos.

    ResponderExcluir
  7. orkut é um disperdicio de tempo, não leva a nada e pelo contrario só influencia as pessoas a pratica de coisas ilicitas.

    ResponderExcluir
  8. Kallyne, na próxima vez nem sequer dê dados falsos; simplesmente saia da sala.

    "Jéssia de Aracaju", quando comentar, não utilize apenas letras maiúsculas. Apaguei seu comentário porque estava muito espalhafatoso.

    ResponderExcluir
  9. eu sou viciada no orkut,e ñ acho q é uma influencia negativa...querido estamos no sec:21,vc está em q seculo?do tempo da pedra?gostei do seu texto mais ñ falar isso sobre o orkut né!!!apesar q eu adoro!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônima, a maneira como se expressou, apesar de conter uma falácia sobre mim, apenas confirma o ponto-de-vista que expressei nesta página.

    ResponderExcluir
  11. Realmente Orkut é um desperdício enorme de tempo, mas tem suas utilidades.

    ResponderExcluir
  12. orkut só é bom caso você seja um idiota alienado!

    ResponderExcluir
  13. Somos da escola Paulo Beck, de São Leopoldo RS da turma 7s3, estamos estudando sobre a influencia da internet na disciplina de sociologia,lemos o texto e agora os alunos da turma 7s3 vão expor suas opiniões .

    ResponderExcluir
  14. Eu não gostei, pq eu acho que o orkut é uma forma de nos expresarmos e de conhecermos pessoas novas.E para outros é um meio de trabalho...Mais cada um pensa do seu jeito e tem suas opiniões.

    ResponderExcluir
  15. Somos da escola Paulo Beck, São Leopoldo, RS, turma 7s3
    na diciplina de sociologia.
    Lemos os textos e agora os alunos vão botar suas opiniões.

    Nós achamos interessante, mas o orkut tem seu lado possitivo, onde a gente pode se comunicar, conhecer novas pessoas.

    ResponderExcluir
  16. EU sou Gilson e acho que o orkut e o msn serve para muita coisa por exemplo para fazer novas amizades...eu TAINARA nao gostei nada do texto para mim foi nada a ve era isso thau ....

    ResponderExcluir
  17. Pelo que entendi, a internet as vezes é ruim. Ela trás grandes influencias negativas para o nosso desenvouvimento. Mas as veses é bom para o nosso desenvovimento educacional.

    ResponderExcluir
  18. A influencia da internet é para nós se comunicarmos com outras pessoa de carater.
    Somos os pegadores de gatas da 7s3 meu orkut é:weslei@wb.com,a minha msn é:weslei1980@hotmail.com,as gatas estão aceitas.

    ResponderExcluir
  19. O orkut torna as pessoas alienadas,fechadas em um submundo inexistente.
    Mas a internet usada de forma intelingente, pode trazer benefícios grandiosos.
    para exemplificar: uma vida pública no privado,para tornar as pessoas a cada "segundo" que passa mais alienadas, perdendo seus sensos críticos em relação a sociedade.
    Dentro do msn em 1min você troca confidências e cria amizades com pessoas desconhecidas, expondo sua vida privada ,ou público.

    ResponderExcluir
  20. eu ñ gosteiii texto pq eu ñ acho o orkut um desperdiço de tempo,o orkut ele tem seus lados positivos e negativos agora vem vc disendo q é desperdiço?pior vc que ñ tem criatividade de colocar um artigo melhor.

    ResponderExcluir
  21. trabalho com informatica na area de engenharia da computação.
    a internet nos traz muitos conhecimentos.
    infelizmente a maioria dos brasileiros não tem uma boa capacidade mental e vivem suas vidas pensando no que se passa na casa do vizinho.
    orkut não tem nenhum tipo de utilidade, podemos ver isto pois não se encontra boas comunidade com boas documentação ou discussão criticas sobre algum assunto util.

    infelizmente a realidade é esta.
    se o orkut fosse tão bom, outros países com melhores culturas iriam o adotar igualmente o brasil.

    t+

    ResponderExcluir
  22. Sério, neste momento eu estou revoltada :/ A maioria das pessoas que defenderam o orkut aqui não tem um argumento concreto e nem sabem escrever O_O'

    Bom, na minha opinião o orkut pode ser muito útil sim, existem diversas comunidades com tutoriais, idéias e dicas para resolver muitos dos problemas e dúvidas da maioria dos usuários.
    O que me corta o coração é saber que as pessoas cada vez menos lêem livros e que logo esse será um hábito de poucos. Muitos desperdiçam essa maravilhosa ferramenta ( internet ) e ao invés de procurarem crescimento pessoal acabam buscando conteúdo fútil e que não acrescentará em nada nas suas vidas.


    Isso aí, falo mesmo 8D

    ResponderExcluir
  23. Certos argumentos no texto acima,acho precipitados,principalmente quando se diz que os adolescentes não possuem habilidades intelectuais suficientes e nem interreses por questôes mundiais.Tomo-me como exemplo,tenho 13 anos mas enteresso-me muito por questÔes mundiais ,principalmente relacionada á questões politicas e ambientais.
    Como frequentadora do orkut não acredito que seja perda de tempo,pois em coisas aparentimentes fúteis ,pode-se encontrar coisas construtivas,basta ter a capacidade de usurflui-lá de forma certa.
    Acho que quem escreveu essa matéria não tem censo critico,pois nunca pode-se generalizar um assunto.Tudo bem,concordo que o povo brasileiro tem fama de não ser muito fã de livros,mas a pergunta que não quer calar;será que todos os brasileiros não gostam de ler?
    Antes de redigir essa reportagem ele tinha que ter feito essa pergunta a si mesmo,pois somente assim ele poderia ter feito um texto muito mais informativo e com concordância!!!!!

    Beijos,esperam que tenha gostado de minha vaga opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.