Pesquisa

Carregando...

Jogar lixo na rua deveria ser crime

André Felipe André Felipe, 26 de junho de 2008.

Há algo mais irritante para uma pessoa que se importa com o mundo do que ver alguém jogar descaradamente lixo na rua? Sim, você está certo, há... mesmo assim, isso me tira do sério.

Não tenho o objetivo de fazer uma campanha de reciclagem ou coleta seletiva de lixo. Meu desejo é simplesmente que o povo respeite o ambiente.

Pessoa jogando lixo pela janela do carro
Jogar lixo pela janela no carro é ato comum em São Paulo.
Autor da foto: Mike "Dakinewavamon" Kline. Ilustração com alguns direitos reservados.

Visualize mentalmente a cena: ônibus, vários assentos vazios, sobe casal. Já havia visto as figuras antes. O homem, careca, tem um bigode chamativo. Diria que é fã do Leôncio da turma do Pica-pau.

Em outra ocasião, o casal tirou de um pacote, parecido com aqueles de padaria, espetinhos de churrasco. Nesse dia que narro, estava com uma lata de refrigerante (potencial item para a reciclagem: com latas assim podem ser criados brinquedos, bolsas e muitas outras coisas).

Seria até bonito ver aquele casal... se não fosse a falta de responsabilidade com o meio ambiente e desrespeito com os outros cidadãos. Assim que tomaram a última gota da bebida gaseificada, atiraram, sem mais nem menos, a lata pela janela do ônibus.

Leôncio, da turma do Pica-pau

Ora, São Paulo tem onze milhões de habitantes! Levando em conta a porcentagem deles que jogam lixo na rua, na calçada, em terrenos baldios ou em qualquer outra via pública, percebe-se que as inúmeras enchentes não acontecem à toa. Basta chover forte por alguns minutos para algum lugar alagar aqui.

Em Cingapura, quem joga um mero chiclete na calçada recebe uma multa altíssima. Não recordo a quantia exata, mas creio que eram quatrocentos dólares na época que li sobre aquele país. Bem, não adianta sonhar... estou no Brasil.

Eu não sei o que leva as pessoas a fazer isso. Você, que está lendo este texto, concorda comigo ou também está no grupo dos que não estão nem aí? Deixe um comentário!

11 comentários:

  1. André Felipe

    Obrigada por tua presença no meu blog.
    Falando sobre o lixo, comentando sobre seu texto, creio que seja uma questão de Educação. Não somos educados, de forma geral, o brasileiro não o é. Assim sendo, o lixo material e outras sujeiras de ordem moral continuarão a habitar nosso ambiente. Até quando? Não creio em mudanças favoráveis em breve tempo.

    Xauzinho

    ResponderExcluir
  2. Lizbeth, o que você falou é uma triste realidade. Porém tem certeza de que não é possível mudar? Temos que nos conformar com essa situação?

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com você, isso também me tira do sério e acabo achando que a protagonista do fime "Mamãe é de Morte" estava com a razão...

    obrigada pela visita...e gostei muito do seu cometário...

    ResponderExcluir
  4. Olá! Fico muito contente por saber que o meu blog já chegou além fronteiras... pensava que apenas era visitada pelos meus amigos (a quem quase obrigo fazer uma visita :D). Ainda bem que gostas do que escrevo, é bom saber que os meus textos te agradam. Podes continuar a comentar, quantas mais críticas, melhor!
    Quanto a este teu texto...sim, é super irritante ver alguém deitar lixo na rua. Eu estou a tirar um curso de Técnia de Biologia e Geologia, e como tal preocupo-me muito com o ambiente e com o mal que fazemos ao nosso planeta. Em casa faço reciclagem, não deito lixo para o chão e não percebo como há gente capaz de o fazer. Aliás, já vi gente do meu curso ditar lixo para o chão, o que é um cúmulo. É bom que cada um tenha consciência que a Terra é o único lugar onde podemos viver!
    Fica bem!

    ResponderExcluir
  5. Borboleta e Layla Lauar: obrigado pelos comentários. :)

    Se depender de mim, seus blogs serão muito divulgados. ;)

    ResponderExcluir
  6. JOGAR LIXO NA RUA É TÃO FEIO QUANTO BATER NA MAE, FICO TRISTE SEM PODER FAZER NADA. AS PESSOAS PRECISAM TER CONSCIENCIA QUE O MEIO AMBIENTE É NOSSO OU SEJA É COMO SE FOSSE NOSSA CASA, PORTANTO DEVEMOS CUIDAR DELE. QUASE TODA CIDADE POSSUI UMA LIXEIRA, OU COLETA DE LIXO, MAS MESMO ASSIM PODEMOS VER LIXO NAS PRAÇAS OU TERRENOS BALDIOS. PARA ESSAS PESSOAS É TÃO NORMAL QUANTO TOMAR AGUA OU ALIMENTAR, FALTA REALMENTE EDUCAÇÃO PARA ESSAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  7. Sou Rosângela, arquiteta e fico indignada quando vejo alguém jogando lixo em qualquer lugar que não seja o lixo, a falta de consciência da população é algo que precisa ser trabalhado, é importante a educação ambiental para que algo comece a mudar!
    Estou montando uma palestra para começar pelo bairro que moro, justamente porque não consigo mais ficar parada com a falta de consciência das pessoas e tenho que fazer algo urgente, enão podendo mais ficar à espera de governos. Quero fazeer minha parte.
    projetosrbs@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente ridículo, essas pessoas que jogam lixo nas ruas deveriam ser multadas. Eu já vi várias cenas parecidas com essas, e é realmente revoltante.

    ResponderExcluir
  9. concordo plenamente com vc,sou educadora e estou trabalhando com a minha turma falando de lixo em alguns lugares específico,por exemplo na rua como é o caso do seu texto, por esse motivo te dou os parabéns, pois vou utiliza-lo para realizar uma atividade com minha turma.

    ResponderExcluir
  10. Não sou essa pessoa...mas....por causa disto:

    Subprefeitura Santana/Tucuruvi foi notificada em 2001 mas só há 2 anos passados instaurou o Processo Administrativo nº 2010-0.204.251-4 (avanço de imóvel para área pública e na testada de minha casa) contra referida família vizinha e até hoje, os infratores não seguiram a determinação legal e nem a subprefeitura realizou seu trabalho de findar esse processo.

    COM ISSO, ESTOU SOFRENDO AGRESSÕES VERBAIS E FÍSICAS!!! Até o MP decidiu que a PMSP está "trabalhando"!
    Justamente eu, que cumpro todas minhas obrigações e deveres.
    Então...tomo aqui, dou ali...VOU COMEÇAR A JOGAR LIXO NAS RUAS, SIM!!!DEVERIA SER CRIME AS PREFEITURAS NÃO CUMPRIREM COM PRAZOS SEUS AFAZERES...PAGOS $4300,00 DE IPTU...

    ResponderExcluir
  11. oi,eu sou a yasmin e eu quero fazer uma pergunta: POR QUE AS PESSOA JOGAM TANTO LIXO NAS RUAS?E EU CONCORDO COM VC PARABENS!

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.