Pesquisa

Tentativa de instalação do Service Pack 3 = acesso negado = dia perdido + explorer.exe defeituoso

André Felipe André Felipe, 11 de julho de 2008.

Ontem, passei a ser um usuário do Speedy Business. Um simpático técnico da Telefônica configurou o modem e partiu deixando-me a sós com 1Mbps.

Este computador estava demasiadamente desatualizado e desprotegido. Atualizei o anti-vírus, instalei um firewall e saí em busca de mais atualizações.

Dei-me conta num site de downloads que o Service Pack 3 do Windows já estava disponível. Com a taxa de download média de 80KB/s (o máximo que alcancei até agora foi 121KB/s ao pegar o Google Earth), baixar o SP3 demorou cerca de uma hora. Mal sabia eu que essa rapidez seria "compensada" com muitas horas de agonia...

Laboratório de informática
Consertar computadores exige uma paciência fenomenal.
Autor da foto: D'Arcy Norman. Foto com alguns direitos reservados.

A primeira tentativa de instalação do Service Pack resultou no erro acesso inválido. Detalhe: esse erro aparece somente no finalzinho da instalação, depois de uma hora copiando arquivos e atualizando tudo. Minhas pesquisas indicaram que o responsável por ele é o registro do Windows, que bloqueia o acesso a certas chaves para todos os usuários, até mesmo a administradores, exceto a conta "Administrador" que vem instalada por padrão.

Rodei um script encontrado num post com um título muito apropriado: Erro na instalação do Windows XP Service Pack 3 (SP3): Acesso negado e tentei de novo. A instalação, quem diria, foi interrompida pelo mesmo erro.

Decidi seguir a recomendação deixada num comentário daquele mesmo post: desinstalei o anti-vírus e o Spybot e inicializei o Windows no modo de segurança. Seria aquele o momento? Finalmente o computador estaria com as mais novas ferramentas da Microsoft?

Não... a instalação no modo de segurança foi interrompida por outro erro, logo no início. O pior: ao contrário das outras vezes, quando o instalador desfez todas as mudanças e deixou o sistema como estava antes, dessa vez "ficou por isso mesmo". Ele não excluiu os novos arquivos que haviam sido copiados para uma pasta temporária e não colocou de volta no lugar tudo que havia movido.

É... não podia dar em outra. Ao reiniciar o Windows, logo constatei que a barra de tarefas (processo explorer.exe) não estava funcionando. Eu estava sozinho com uma barra de tarefas travada, congelada, inutilizável, imprestável. Não adiantou fechá-la com CTRL+ALT+DEL e reabri-la pela opção arquivo - executar nova tarefa... Não adiantou rodar o Spybot... Não adiantou usar a Restauração do Sistema três ou quatro vezes para momentos diferentes.

Somente agora, após perder praticamente o dia todo com isso, encontrei a solução: fechei o explorer.exe pelo Gerenciador de Tarefas e rodei o comando sfc /scannow. Ele identifica todos arquivos do Windows que foram modificados e os restaura ao seu estado original.

A barra de tarefas está funcionando agora... mas meu desprazer pela Microsfot nunca esteve tão grande.

Cheguei a cogitar usar a solução mágica dos micreiros, formatar. É a única coisa que dá certo na primeira tentativa para usuários do Windows. Como dizia um amigo meu: formata que funciona.

Se você está com o mesmo problema e o comando não solucionar, sugiro seguir os passos de Soluções para Barra de Tarefas que Some ou Trava no Windows XP.

4 comentários:

  1. É; aconteceu algo parecido comigo. Mas o download do SP3 nem chegou a ser concluído mas me causou diversos problemas e inclusive está causando ainda. Não sei até agora se foi ele mesmo a causa do probrlema já que no meu dia também perdido eu aindei mexendo em muitas coisas, enfim. Paciência. Tô tendo que iniciar tudo ou quase tudo pelo gerenciador de tarefas...
    Acho que vou tentar esse comando que você passou :D

    E Gostei do site.

    ResponderExcluir
  2. Parece que esse SP3 está trazendo mais dor de cabeça que melhoras... Vi muitos casos que não deram certo pela Internet.

    O comando tinha funcionado, mas depois a barra sumiu de novo. :| O que deu certo foi seguir os passos do link que coloquei no final do texto. :)

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo André, com relação ao Script fornecido, ele não funcionou porque é preciso mudar o nome de "Administrators" para "Administrador", já que ele foi deselvolvido para o Windows em Inglês. Eu fiz o procedimento, e o script resolveu o meu problema. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica, Matheus. Será útil para futuros visitantes. :)

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.