Pesquisa

Traduções automáticas de blogs

André Felipe André Felipe, 28 de novembro de 2008.

Textos traduzidos automaticamente surgem nos resultados das minhas pesquisas cada vez mais. Descubra o porquê.

Seja somente para cobrir os custos de hospedagem e domínio, seja para fazer doações para projetos sociais ou para comprar parafernálias eletrônicas, há muitas pessoas que ganham dinheiro com blogs. Ávidos por mais e mais, fazem uso de meios que são, no mínimo, questionáveis. Não é difícil encontrar, por exemplo, blogs que publicam músicas ou programas piratas em conjunto com anúncios camuflados, que ludibriam os visitantes pouco atentos a fim de receber cliques e, conseqüentemente, uma renda maior.

Porém, é de outro tipo de salafrário que falarei agora. Trata-se de gringos que vêm utilizando mecanismos automatizados para traduzir seus posts somente para atrair mais visitantes para clicarem nos anúncios deles.

Tradução automática

Como funciona a prática

Suponha que G. Raymond tenha um blog onde escreve artigos em inglês sobre tecnologia. Esse blog funciona com o popular sistema Wordpress. Como começa a receber muitas visitas, adiciona banners de outros sites para fazer um pé-de-meia. Não satisfeito com os resultados, decide apelar para o público internacional, contudo, não sabe nenhuma língua além do inglês. A partir desse momento:

  • G. R. começa a procurar por plug-ins para seu blog, que são adendos que adicionam novas funcionalidades;
  • O espertalhão encontra uma dentre inúmeras ferramentas de tradução disponíveis – como o WordPress Global Translator Plugin;
  • G. R. adiciona o plug-in sem pensar duas vezes ao seu blog;
  • Mecanismos de busca como o Google e o Yahoo visitam o blog de G.R. para verificar se há novo conteúdo e encontram centenas de páginas novas (na verdade, as traduções medíocres)
  • Como os sites de busca ainda não filtram esse tipo de página, as "traduções" começam a ser exibidas nos resultados de pesquisas de pessoas que falam os idiomas alvos do plug-in;
  • Sedentas por informação, essas pessoas acessam o site e se deparam com um texto sem pé nem cabeça envolto de banners coloridos ou anúncios contextuais;
  • Se simplórias o bastante, clicam nesses anúncios, e G.R. vê seus ganhos aumentarem.

Não há outro motivo para usar esses programas senão para ganhar dinheiro com estrangeiros torpes. Qualquer um sabe que as traduções maquinais são ridículas. O que mais lamento é que infestem as páginas de resultados de pesquisas e que, muitas vezes, fiquem à frente de páginas nacionais que têm a informação desejada em bom português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.