André Felipe

Posts antigos primeiro no Blogger - Blogspot

Recebi uma mensagem de um leitor que quer inverter a ordem dos posts de seu blog. Neste artigo, explicarei tudo sobre isso.o quê??

É importante saber que, entre os fundamentos principais que definem um blog, está o de que a exibição é feita a partir dos posts mais recentes. Se não for assim, descaracteriza-se a imagem de blog.¬¬

Exatamente por isso, o sistema do Blogger não, tem padrão, a opção de exibir posts anteriores na frente dos recentes. Pode-se, no entanto, usar um artifício para manter um post antigo acima dos demais ou "esconder" alguma publicação dos olhos dos leitores.;)

Como criar um post fixo

O Blogger utiliza as informações de datas para mostrar todos os textos na ordem certa. Para manter um post na frente de outros mais recentes, portanto, basta colocar uma data futura no formulário de edição. Clique em Opções de postagem (abaixo da caixa de texto) para ver o campo da data:

Mudar data do post

Como esconder posts

Para não mostrar um determinado artigo na página inicial, a idéia usada é a mesma. Coloque uma data antiga no ano (como 01), assim não aparecerá na tela de abertura.

Arquivos do blog

Outra coisa que pode ser feita é inverter a ordem do gadget Arquivo do blog, que mostra a lista do que já foi publicado no blog.

  • Acesse o painel do Blogger e clique em Layout;
  • Se você já tiver adicionado um arquivo a sua barra lateral, clique em Editar. Se não inseriu ainda, clique em Adicionar um Gadget e escolha Arquivo do blog;
  • Na configuração do histórico, marque "mostrar as postagens mais antigas primeiro". Arquivo do Blogger

Essas são as dicas que tenho. Se forem úteis para você, comente e crie um link para André Felipe.net em seu blog!:)

8 comentários:

  1. Adorei a sua ideia sobre o post fixo, eu estava procurando uma forma do blog ter uma 'pagina inicial', realmente achei que ia funcionar, mas o blog entende como uma publicação futura e a mensagem não é adicionada.
    Quanto a dica para esconder acho que vai funcionar...
    De qq forma obrigada pelo post, foi o melhor sobre o assunto que eu achei

    ResponderExcluir
  2. foi muito boa mas eu queria saber como criar um link?

    ResponderExcluir
  3. Primeiro gostaria de parabenizalo pelos ótimos artigos,em seguida poder talvez tirar uma dúvida referente a um link: "Mostrar postagens mais antigas" Como faço para retirar esse link, pois tentei e não consegui mesmo. Agradeço desde já. Abço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você anda me ajudando muito =D
    Valeu hein, e eu criei um link no meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Perdoe, mas no primeiro caso o post fica programado, então ele só irá ser postado no ano em que coloquei. No segundo caso, a unica coisa que irá mudar é a ordem no gadget, não em que os posts irão aparecer. Ou seja, nenhuma das soluções que apresentou serve para deixar um post fixo, como um post inicial.

    ResponderExcluir
  6. O que eu preciso, e nem em sites gringos estou encontrando, é deixar todo o blog com ordem inversa (os mais antigos primeiros)... tenho um site de concursos literários e quero deixá-lo organizado por ordem de encerramento. Por exemplo, um concursos que se encerre em 31/11 antes do que encerre 31/12. Se eu colocar a data de encerramento, o 31/12 aparecerá antes.

    Fiz a seguinte gambiarra até agora: criei a data ficcional de 32/13 e subtraio dela a data de encerramento. Exemplo: 32/13 - 31/11 = 01/02 e 32/13 - 31/12 = 01/01 . Assim, atribui ao concurso que se encerra em 31/11 a data de 01/02 e ao que se encerra em 31/12 a data de 01/01 e com isso a ordem fica como eu quero. Mas isso está gerando muitos problemas, principalmente agora com a virada de ano.

    Preciso de alterar a programação do blogger para que as postagens antigas apareçam primeiro.

    Tem alguma luz?? posso até pagar pela informação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. obrigado pela dica consegui melhorar o meu blogue.

    ResponderExcluir

💬 Mostrar comentários