Pesquisa

Caixa de busca do Google no Blogger

André Felipe André Felipe, 12 de fevereiro de 2009.

Um leitor perguntou-me como colocar uma caixa de busca do Google em seu blog, como a que tenho aqui. Se você tiver o mesmo desejo, confira como é fácil.:)

Lupa em cima de um livro
Uma pesquisa rápida pode nos levar a informações surpreendentes.
Ilustração com alguns direitos reservados para Tall Chris.

Aqui no André Felipe.net, uso uma ferramenta do Google chamada Custom Search Engine (Mecanismo de pesquisa personalizado) API AJAX de pesquisa, que personalizei manualmente, porém há uma alternativa ainda mais simples para exibir os resultados dentro das páginas de seu blog:

  • Antes de iniciar, certifique-se de que seu blog já é listado pelo Google. Basta pesquisar o termo "site:http://nomedoblog.blogspot.com";
  • Abra o Painel de controle do Blogger e clique em Layout;
  • Escolha Adicionar Gadget - Caixa de pesquisa;
  • Personalize a caixa com as opções que preferir. É possível até exibir nos resultados páginas sobre as quais você falou em seus posts, numa aba separada;
  • Salve para ver a caixa de busca em ação em seu blog.

Tive que personalizar a API manualmente porque fiz mudanças muito grandes no código do template, mas você provalvemente não terá problemas.;)

Página atualizada em 27 de maio de 2009.

5 comentários:

  1. amigo eu tenho um sistema de busca interno que funcionava aqui só que agora não funfa mais no navegador mozila só IE??

    ResponderExcluir
  2. Seu sistema funcionou no meu Opera. Acredito que também funcione na última versão do Mozilla Firefox. Atualize seu navegador para ver se funciona.

    ResponderExcluir
  3. André, fiz muitas alterações no meu blog e não consigo encontrar nada quando pesquiso um termo na Busca do Google. E na personalizada que tinha. Mas com meu endereço anterior, não tive problemas...pode me ajudar???:

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. André, valeu pela atenção, segui o passo do link acima. Vamos esperar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.