Pesquisa

É seguro salvar dados na Internet? - o caso Ma.gnolia.com

André Felipe André Felipe, 23 de fevereiro de 2009.

Passamos a armazenar na Internet muitas coisas que antes existiam apenas na segurança de nossos lares: fotos, documentos, vídeos e até mesmo favoritos são guardados em sites. Foi exatamente com uma ferramenta de gerenciamento de marcadores que uma catástrofe aconteceu para despertar uma questão: até que ponto podemos confiar nossos arquivos à hospedagem on-line??

Segurança dormindo no trabalhoTenha cuidado com a falsa impressão de segurança que às vezes é passada.

O Ma.gnolia oferecia um serviço de administração e compartilhamento de links, como o Google Bookmarks, sobre o qual escrevi há pouco tempo. Uma pane ocorrida no começo deste ano no sistema fez as contas dos usuários, em termos populares, "irem pro brejo".

Após semanas de tentativas fracassadas de recuperação do banco de dados, o responsável pelo site, Larry Halff, anunciou oficialmente a perda total do sistema.:\

Foram sugeridos aos usuários alguns métodos não-ortodoxos para salvarem seus marcadores, mas nenhum é totalmente eficaz. A sugestão de Larry é migrar para o Diigo, serviço pelo qual tenho muita estima e que, segundo um representante oficial, mantém um sistema confiável e sólido de proteção aos dados dos usuários.

Como proteger suas informações

O caso do Ma.gnolia provou que algumas precauções devem ser tomadas ao confiar num serviço on-line:

  • Sempre manter cópias de segurança no próprio computador;
  • Hospedar os arquivos ao menos em dois lugares diferentes. O Gmail, por exemplo, é muito usado para arquivar backups;
  • Usar as funções de exportar e importar os dados em sites como o Diigo.

Além disso, não se deixe enganar pelo nome da empresa por trás do serviço. O próprio Google cancela alguns de seus produtos.

Como não quero ser vítima do próximo colapso de banco de dados de um site, começarei a cuidar melhor dos arquivos e informações que salvo na Internet. E você, como se sentiria se descobrisse que um site útil que usa tivesse perdido seus dados?:(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.