Pesquisa

Página de erro "Ajuda na busca da Telefônica" - Speedy

André Felipe André Felipe, 12 de fevereiro de 2009.

Nos últimos dias, o Speedy andava a me mostrar uma página de erro 404 personalizada da Telefônica. Se você é usuário do serviço e também está sendo surpreendido por esse erro irritante, aprenda como resolver esse problema.

Use OpenDNS

O lado curioso dessa história é que as páginas de erro aparecem até para endereços que existem e funcionam. De fato, um dia desses não consegui acessar nem este blog, André Felipe.net. Além disso, elas contêm diversos anúncios que, como era de se esperar, funcionam muito bem e geram lucro para a Telefônica.¬¬

Não discutirei a natureza do problema, já que não cabe a mim fazer isso, e sim à Portal ANATEL. De qualquer maneira, não poderia continuar com a conexão assim.

Pesquisei o assunto e acatei a sugestão dada por alguns membros de fóruns especializados: trocar os servidores DNS.

Se você nem sequer faz ideia de que é isso, eis uma exemplificação simplória: quando digitamos endereços de sites em nossos navegadores, eles são enviados para esses tais servidores, que os "traduzem" para uma série de números para que possam ser acessados normalmente por nós.

Os servidores DNS controlados pela Telefônica não são bons, e usar os do OpenDNS é a solução. Eles permitem filtrar sites maliciosos e indesejados, além de deixar sua banda-larga mais rápida.

Não explicarei neste post como fazer a mudança porque não poderei oferecer suporte para usuários que configurarem mal a conexão e depois ficarem sem Internet. Se você acredita que tem conhecimentos suficientes para fazer as modificações, pesquise por "configurar OpenDNS" no Google. Além de se livrar das páginas enganosas de erro, sua conexão ficará mais veloz e segura.:)

O que você acha desse problema do Speedy? Gosta do OpenDNS e/ou criou um passo-a-passo para usá-lo? Deixe um comentário.

Atualização: basta entrar nesta página e clicar em "desativar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.