Pesquisa

Como exibir posts relacionados no Blogger e Wordpress

André Felipe André Felipe, 4 de maio de 2009.

Não se deixe enganar pelos "widgets" vistos por aí que prometem exibir artigos relacionados ao atual no Blogger/Blogspot. Na verdade, o que esses scripts gigantes e lentos fazem é apenas mostrar os últimos posts publicados com os mesmos marcadores do post lido.

Aprenda métodos mais eficazes para mostrar recomendações de páginas relevantes aos seus leitores com base no que acabaram de ler.:mago:

Usuários que possuem suas próprias instalações do Wordpress também podem usar as alternativas apresentadas, para evitar extensões próprias que fazem consultas ao banco de dados e podem retardar o sistema.

Linkwithin – a maneira mais elegante

Que tal exibir sugestões contextuais com imagens? O Linkwithin faz exatamente isso, analisando progressivamente o conteúdo de cada texto seu. O exemplo abaixo mostra o widget em ação no blog culinário For the Love of Cooking:

LinkWithin

Eu o descobri em KillerStartups.com. Ele não requer cadastro nem contém anúncios.=]

Searchles – a técnica mais inteligente

Se quatro indicações de posts não forem o bastante para você e quiser utilizar uma tecnologia ainda mais avançada, experimente o Searchles Discovery, que encontrei após pesquisar mais sobre o LinkWithin. É totalmente personalizável e inclui um sistema de publicidade associada com o qual você pode ganhar algum dinheiro. Esta imagem ilustra o aplicativo no blog Agonia Pura:

Searchles Discovery

Feed Informer – o processo mais aleatório

Não quer depender de escolhas de algoritmos? Prefere logo misturar tudo que produziu e fornecer uma lista completamente aleatória? Aprenda a usar o Feed Informer. É o serviço que utilizo atualmente para mostrar os links abaixo de "Leia também" em André Felipe.net (visualize a lista no fim de qualquer artigo deste blog).

Não importa qual dessas opções preferir, escolha uma. Elas podem aumentar – e muito – o número de páginas acessadas e o tempo de permanência de leitores no seu blog.:D

Atualização de 12 de maio de 2009: descobri mais dois sites com gadgets para mostrar artigos semelhantes: Arkayne e outbrain.

19 comentários:

  1. Caro André,
    No caso do LinkWithin, tem como alterar para o português o texto acima das imagens do post?

    ResponderExcluir
  2. Roberto: antes de publicar a lista, entrei em contato com os responsáveis pelo LinkWithin, e me disseram que estão desenvolvendo um sistema de opções, com o qual poderemos editar o texto acima das imagens. :)

    ResponderExcluir
  3. André, vc poderia me dizer como faço para tirar a data que está aparecendo antes dos itens? Estou usando o feed.informer!

    ResponderExcluir
  4. ola Andre, gostaria de saber como fazer algo semelhando ao que apareçe no fim de cada uma de suas postagens. com uma lista de outros posts, assinar os feeds do blog, e como divulgar esse post

    ficaria muito feliz se você pude-se me ajudar nisso

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Muito obrigado pela dica. Realmente o LinkWithin é muito prático e seu resultado é excelente.
    No entanto, eu inseri imagens nas minhas postagens mais antigas para que elas pudessem aparecer no LinkWithin, mas o Feedburner continua apresentando as postagens sem as imagens.
    Você sabe me dizer como faço para que o Feedburner atualize as imagens nas postagens antigas, e assim as imagens possam aparecer no LinkWithin?

    Obrigado novamente.

    Murilo

    ResponderExcluir
  6. Murilo, uma vez eu pesquisei sobre o assunto e a resposta que encontrei foi que o Feedburner arquiva posts novos após identificá-los e depois não os atualiza mais. Não sei se houve alguma mudança no sistema que permita mexer nesse arquivo. Pergunte no fórum oficial, talvez mostrem uma solução.;)

    Se conseguir, por favor, avise aqui. :)

    ResponderExcluir
  7. Ok, vou continuar pesquisando e caso encontre uma solução, aviso aqui.

    Muito obrigado pela atenção e rápida resposta. Admiro muito seu trabalho e dedicação com nós blogueiros.

    Abs,

    Murilo

    ResponderExcluir
  8. Você conhece algum código que, em vez de colocar posts aleatórios em boxes no fim da página, coloque na home mesmo? Queria que a aleatoriedade estivesse nos posts em si, não nos links, pra que toda vez que alguém entrar no meu blog (Blogger) encontre um post diferente... Deu pra entender a pergunta? rs

    ResponderExcluir
  9. Manu, qualquer uma dessas opções pode ser usada para fazer o que você quer. Basta inserir um dos widgets logo acima dos posts.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria muito de agradecer pela dica, estou usando o Linkwithin no meu blog (http://planetavegetariano.blogspot.com/).

    Mas eu gostaria que os artigos relacionados só aparecese quando meus leitores clicassem nos títulos das postagens ou no link "Continue lendo", pois muito de meus post são resumidos com link para expansão.
    Um exemplo é este site: http://vista-se.com.br/site/. Ele utiliza também o Linkwithin e funciona apenas quando o leitor seleciona apenas uma única postagem.

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigado des de já!

    ResponderExcluir
  11. Edu, adicione o código do LinkWithin entre <b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'> e </b:if>.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado André! valeuw mesmo, ficou perfeito! adorei o carinho para com seus leitores!

    ResponderExcluir
  13. AMEIIIII!! Exatamente o que eu queria! Cheguei aqui através do google, agora vou dá uma boa "fuçada" nos seus artigos... Obrigada André..

    ResponderExcluir
  14. André, parabéns pelo blog.

    Você me ajudou muiiito!

    eu queria muito colocar posts relacionados, e sempre dava erro em outros tutoriais!

    Brigadão

    =*

    ResponderExcluir
  15. Oi André,
    Obrigada pelo post, mas ainda estou com uma dúvida. Adicionei o LinkWithin ao meu blog, mas ele ficou no final das postagens. Como faço para ele ficar ao final de cada uma das postagens? Tentei arrastar, mas dentro da caixa de postagens não não é possível.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Oi André!
    Adorei o seu post!
    Eu queria inserir o LinkWithin no meu blog, mas queria que ele só aparecesse quando quem estiver lendo clicar no título para ler o post... Eu vi que você já deu essa dica para o Edu, ali em cima, mas eu usei o código que você falou e coloquei o LinkWithin entre esses dois códigos, mas ele simplesmente continua a aparecer na página inicial.
    Se puder me ajudar a resolver esse problema, ficaria muito grata.
    Abraços,

    Sabrina

    ResponderExcluir
  17. Olá André, fiz um blog para minha escola e estou apanhando um pouco pois sou muito "crua" e nunca fiz uma blog na minha vida.rsrs.
    Bem, coloquei o linkwithin mas os ultimos posts não aparecem, gostaria de saber o que aconteceu. Blog da escola: emgonzagui.blogspot.com.br, meu e-mail: vera.esther@gmail.com, fico aguardando uma resposta. obrigada.

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.