Pesquisa

Disqus: atraia mais comentários para seu blog

André Felipe André Felipe, 6 de junho de 2009.

Uma das funções do Blogger que mais recebem críticas é o formulário de comentário abaixo dos posts. Conheça o DISQUS, uma ferramenta alternativa de administração de comentários.

Screenshot do Disqus

Após a criação de uma conta, basta ir à página AdminTools e escolher a opção de integração "Blogger". O site só está disponível em inglês por enquanto, mas o formulário pode ser deixado em português através da opção Language da página Settings.

Alguns dos recursos chamativos do Disqus são:

  • Aumento considerável no número de comentários deixados nos blogs. Há relatos de pessoas que obtiveram um acréscimo de 1000%.
  • Diversas opções de moderação e exibição dos comentários, que podem ser classificados pelos próprios leitores, para serem exibidos de acordo com a popularidade.
  • Integração com serviços como Twitter, Facebook e YouTube.

Eu somente não o adicionei a todos meus posts porque ainda não há a possibilidade de importar comentários existentes de blogs hospedados pelo Blogger, mas já o uso nos "índices" de cada categoria, como a página Blogger - dicas, truques e peripécias.

Atualização de 6 de março de 2010: agora é possível importar comentários antigos!

25 comentários:

  1. Testei o DISQUS esses dias, achei muito ia postar ele devido tb a esse problema de reclamarem do comentarios do blogger.

    ResponderExcluir
  2. Coloquei o Disqus em meu blog e estou simplesmente AMANDO. Dá para deixar os comentários existentes intocados. Vc configura o Disqus pra funcionar só de agora pra frente. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários. :) Depoimentos de usuários do serviço são importantes para quem está pensando em usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. André, recentemente, eu tentei personalizar mais o serviço, mas ocorerram problemas, e tive que retirá-lo, e agora ñ consigo coloca lo de novo, ele ñ faz o upload do Template do meu PC, vc sabe o que posso fazer?

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  5. Anderson: não entendi seu problema. Por que não digita o código do Disqus diretamente da caixa de edição de templates em vez de tentar enviar o arquivo de seu computador?

    ResponderExcluir
  6. Então, eu já tinha implementado antes, mas tive uns problemas na personalização, e tive que retirar para colocar novamente, depois que retirei, ñ consegui colocar novamente, agora que está do modo que eu quero, ele ñ vai mais... tenho que excluir o Blog do Disqus e colocá-lo novamente... tá difícil aqui

    Valeu pela atenção André!

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  7. André, gostaria de dizer que consegui, fiz como vc disse, e tomei vergonha na cara, e coloquei manualmente... se quiser ver o resultado!

    Aqui está o resultado...

    Claro que fiz em um Blog de testes...

    Obrigado pela Atenção!

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  8. Anderson: fico feliz por ter conseguido. :) Pois é, editar manualmente sempre é a melhor ideia quando se tem o conhecimento básico necessário, porque podemos personalizar do jeito que queremos.

    ResponderExcluir
  9. gostei bastante da ideas Andre mas pena que nao consigo colcar o meu depois de ter colocado o discus no html ele vai para outra pagina para fazer outras coias mas ali que da o erro:

    t seems we've had some difficulties automatically patching your template. There are a couple options when this happens:

    1. You can manually patch your template.
    2. You can find another non-classic template of your liking...

    ai nao sei passa desta parte, se caso poder ajudar serei grato desde ja.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Marco, esse erro quer dizer que você usa um template personalizado, diferente dos padrões do Blogger. Você terá que entrar na página Tools da administração do Disqus, copiar o Generic code (código genérico) e colá-lo manualmente em seu template.

    ResponderExcluir
  11. Desde que criei o meu blog eu já instalei o Disqus justamente pelo fato de não poder importar comentários existentes, outro detalhe que me chamou bastante atenção também, é o "reações", que mostra quantas vezes seu post apareceu no twitter, facebook, e outras mídias.

    ResponderExcluir
  12. Agora é possível importar comentários antigos. Atualizarei o post.

    ResponderExcluir
  13. também gostei, vou instalar em meu blog que estou iniciando...

    ResponderExcluir
  14. Pow, valeu Felipe, tenho aprendido muito com essas ajudas!

    Para conferir as mudanças visite: http://bymadson.blogspot.com/
    Ah, em relação aos posts, vc está de parabéns! Coloquei uns 2 no meu blog, mas inseri os créditos!
    Wls

    ResponderExcluir
  15. Carakaaa manw da hora !
    Vlew pela dica parceiro o/

    ResponderExcluir
  16. Estou testando o Disqus, mas tenho uma dúvida. Você sabe se é possível importar os comentários dele novamente no blog, caso seja necessário reverter? Essa é minha preocupação, usar por um tempo e não dar certo, depois ficar com os posts sem comentário por causa disso :/

    ResponderExcluir
  17. eu ja tentei de todas as maneiras e n consiguo mudar o tema do meu blog

    ResponderExcluir
  18. Oi,me cadastrei no DISQUS, mas eu em Admin → Tools e não aparece para mudar para Blogger,vc sabe onde colocar?

    ResponderExcluir
  19. http://en4kdos.blogspot.com.br/
    da uma ajuda aee

    ResponderExcluir

Aviso

Estou reorganizando o blog e algumas coisas podem estar fora de lugar. Os comentários antigos já foram transferidos para o sistema do Disqus.