André Felipe

Sobre o que escrever num blog?

Uma dúvida cruel abala até os mais criativos: "sobre o que escrever em meu blog?". Não posso fornecer uma fórmula mágica, mas tentarei mostrar algumas dicas que podem dar certo.

Definindo qualidade

  • Muito se fala sobre produzir conteúdo de qualidade, porém, o que está acontecendo no momento? Quais são os gostos do seu público e o que ele está procurando? Leia entrevistas, artigos, opiniões, notícias e posts de outros blogs sobre os assuntos sobre os quais você escreve;
  • Conheça seus principais concorrentes (ou parceiros) e investigue seus comentários sobre os assuntos atuais. Se você vê as coisas de outro modo, pode ser um momento oportuno para oferecer uma visão alternativa aos leitores;
  • Você pode não trazer nada de novo, mas ao menos mostrará uma visão crítica com seus pensamentos sobre os eventos da atualidade.

Seja único

É possível ser autêntico quando se escreve sobre algo que já foi discutido centenas de vezes? A resposta depende de você. A cada instante são publicadas novas páginas na Internet sobre o tópico que seu blog abrange, porém com uma qualidade duvidosa. Você pode utilizar os pontos fracos dos outros para ser melhor que eles. Além disso, escrever de uma forma admirável e criativa tornará seus textos especiais. Busque imagens e gráficos que podem ser usados gratuitamente para ilustrar seus textos.

Saia na frente

  • Além de suas opiniões sobre temas corriqueiros, publique artigos sobre episódios e tópicos que ainda não foram explorados pelo mundo dos blogs.
  • Sites de notícias podem ser uma fonte de inspiração, mas é necessário ter acesso às matérias mais atraentes primeiro que seus concorrentes. Serviços como o Google Notícias podem facilitar esse processo.

Você está indo bem?

Use algum serviço de estatísticas, como o Google Analytics, para saber quais páginas estão recebendo mais visitas. Acompanhe também quais recebem mais comentários e links de outros sites. Use essas informações para saber qual direção tomar quando decidir criar um novo texto.

Criatividade vem de confiança. Confie nos seus instintos". - Rita Mae Brown

2 comentários:

  1. Gostei das dicas!!
    Estou começando um blog agora...vão servir bastante para mim..

    Daiane

    ResponderExcluir
  2. Olá estou começando um blog e suas dicas foram de extrema importância para mim .Muito obrigado.

    ResponderExcluir

💬 Mostrar comentários