André Felipe

Escola do Riso - filme japonês sobre censura

Apesar de hoje o Japão ser um país onde muitos jogos e outros materiais de gostos duvidosos sejam publicados livremente, houve uma época em que nas terras nipônicas havia uma rígida censura governamental, ao menos no universo do filme Escola do Riso (Warai no Daigaku), que aborda justamente esse tema.

Pôster do filme Depois da Vida

Após um árduo trabalho para desenvolver uma nova peça para seu grupo de teatro, Tsubaki Hajime é forçado a exibir o roteiro a um fiscal do órgão que é responsável pela censura, para saber se a obra está de acordo com os limites permissíveis. O que temia torna-se realidade: o texto não é aprovado pelo censor.:policia:

Dessa decepção inicial até o fim do longa-metragem, o artista tenta convencer o inspetor ético a permitir a encenação da peça. Discute cada parte de sua obra e faz inúmeras modificações para agradar o oficial de justiça, que aos poucos redescobre seu lado sentimental, mas insiste no seguimento das leis.

Ficha técnica

Título: Escola do Riso (笑の大学 - Warai no Daigaku)
Origem e ano: Japão - 2004
Diretor e roteirista: Mamoru Hoshi e Kôki Mitani
Gênero: Comédia dramática
Elenco principal: Kôji Yakusho, Goro Inagaki

Trailer

Escola do Riso tem momentos muito divertidos, cuidadosamente entrelaçados com o sofrimento de Tsubaki Hajime em relação às regras lhe impostas, o que o torna uma comédia dramática que lembra aos espectadores que até nos sistemas mais burocráticos e totalitários, é impossível desligar-se do lado emocional do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

💬 Mostrar comentários